Nos dias 20 e 21 de Agosto de 2011 na cidade de Feira de Santana participei de mais um curso de formação do PROJOVEM URBANO, programa do governo federal que tem como finalidade reinserir jovens de 18 a 29 anos de idade no espaço escolar, e elevar o seu grau de escolaridade, tudo isso visando contribuir com o desenvolvimento humano e o exercício da cidadania por meio da conclusão do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã.
Esse curso foi direcionado aos profissionais de diversas áreas de formação que atuam na dimensão curricular do programa voltada para a Qualificação Profissional. Estiveram reunidos profissionais das áreas de Saúde, Engenharia, Biologia, Nutrição, Sistema de Informação, Arquitetura entre outras.
Esses dois dias de formação foram pautados na discussão sobre Qualificação Profissional – O Trabalho como princípio Educativo e Fundamentos Concepções e Princípios da Qualificação Profissional no PROJOVEM mediado pelos formadores da UNEB. No segundo momento foi realizada a troca de experiências entre os monitores dos diversos Arcos Ocupacionais do programa.
Nesse momento alguns monitores compartilharam suas vivências, dificuldades, avanços e possibilidades para desenvolver as atividades que capacitem os jovens estudantes do PROJOVEM URBANO em sua formação na Qualificação Profissional. No contexto geral as dificuldades apresentadas foram basicamente às mesmas, falta de recursos materiais para realizar as atividades vinculadas a cada arco ocupacional, falta de transporte para facilitar as visitas técnicas em locais muitas vezes distantes do espaço escolar e a evasão dos estudantes.
Foi possível perceber a partir dos trabalhos apresentados que mesmo diante dos entraves que permeiam o programa, muitos monitores têm conseguido avançar e promover atividades que permitem aos jovens, enquanto cidadãos, vivenciar a relação TEORIA x PRÁTICA possibilitando uma formação crítico-reflexiva sobre o mundo do trabalho e sua inserção social/econômica/política.
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS...
A Enfª Micheline do núcleo de Paulo Afonso relatou que mesmo sem laboratório conseguiu trabalhar os conteúdos do material didático do Arco Ocupacional Saúde através da realização das palestras de Educação em Saúde e Visitas Técnicas nos Serviços de Saúde do município. Os estudantes se relacionaram com autonomia nas discussões com vários profissionais da saúde e se apropriaram de temas da saúde que fazem parte do seu cotidiano desenvolvendo ativamente a troca de saberes entre todos os atores envolvidos no processo.
Conseguimos desenvolver no PROJOVEM pólo de Itaberaba onde ministro a disciplina Qualificação Profissional no Arco Ocupacional Saúde, a integração Teoria x Prática x Participação Social a partir dos conteúdos de Formação Técnica Geral – FTG. Esta integração se materializou com as reflexões sobre o mundo do trabalho, emprego, trabalho formal e informal, cooperativas e a situação do mercado de trabalho para os jovens, homens e mulheres. Foi realizada uma visita técnica na Cooperativa do Abacaxi em Itaberaba onde os jovens conheceram na prática o que é uma cooperativa e como se desenvolve o processo de trabalho na mesma, estabelecendo uma relação com o conteúdo teórico. A discussão em sala de aula sobre a realidade do mercado de trabalho para jovens – homens – mulheres contribuiu para um debate de gênero entre os estudantes e possibilitou aos mesmos desenvolver um Ciclo de Palestras abordando a temática de gênero no espaço escolar e promovendo uma ação social-cidadã ao discutir questões de etnia, gênero, saúde, trabalho e cuidado.
O Arquiteto Carlos relatou sobre seu trabalho no núcleo/município de Santo Antonio de Jesus, compartilhou sobre suas limitações de recursos para trabalhar o Arco de Construção e Reparos e o desafio de conseguir possibilitar aos jovens uma noção básica de marcenaria. O que mais conta na sua ação é o resgate da cidadania que ele tem promovido através da sua prática a um jovem usuário de crack que tem se distanciado do mundo do tráfico, transformando a sua realidade e perspectiva de futuro.
A inclusão escolar dos surdos/mudos no PROJOVEM em Valença e o esforço das monitoras Nieide e Sonaide que conseguiram junto a rede Básica de Ensino uma interprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para acompanhar os surdos em sala e nas visitas técnicas e demais atividades do Arco Saúde. Como também o companheiro Lima do Arco Saúde em Jacobina-Ba que junto com os estudantes aplicaram na prática as discussões da sala de aula, aliando Educação e Ação Social ao trabalhar com as crianças da APAE em seu município e ainda promoveu a integração entre os estudantes do PROJOVEM e os surdos/mudos da Rede Básica de ensino demonstrando que a comunicação é universal e que as diferenças podem ser superadas como princípio de cidadania.
Essas experiências demonstram que a Qualificação Profissional tem o Trabalho como Principio Educativo, a proposta do PROJOVEM no âmbito da Qualificação Profissional se estrutura com o objetivo de capacitar esses estudantes para refletir e atuar no mundo do trabalho a partir da experiência com o trabalho e no curso da apropriação dos saberes socialmente construídos, o sujeito pode reconstruir a história e potencializar a ação transformadora.
As ações práticas fomentadas por cada arco ocupacional se articula com a Educação que segundo SANTOS & BLENGINI, (2010) é mediação fundamental para que se construa uma nova sociedade, pautada nos princípios da universalidade, da importância e do direito do bem público, e da democracia.
Saviani, (1986) afirma que na verdade, todo sistema educacional se estrutura a partir da questão do trabalho, pois o trabalho é à base da existência humana, e os homens se caracterizam como tais na medida em que produzem sua própria existência, a partir de suas necessidades. Trabalhar é agir sobre a natureza, agir sobre a realidade, transformando-a em função dos objetivos, das necessidades humanas. A sociedade se estrutura em função da maneira pela qual se organiza o processo de produção da existência humana, o processo de trabalho.
Acreditamos que essas práticas realizadas pelos jovens inseridos no PROJOVEM integrando TRABALHO – EDUCAÇÃO – AÇÃO SOCIAL tem imponderado os mesmos a construir um pensamento crítico-reflexivo sobre o mundo do trabalho, educação e seu próprio processo de formação nas várias dimensões, colocando-os como sujeito que pensa sua situação enquanto cidadão de direitos, ampliando sua visão política ainda que o próprio programa não fomente as suas propostas com vistas a facilitar e contribuir efetivamente na formação desses jovens e o mercado de trabalho atual aponte pra outra direção.
Assim os monitores demonstram que superar barreiras é característica do nosso contexto educacional, sendo possível sim realizar atividades político-pedagógicas baseadas em metodologias inovadoras dentro de um pensamento emancipatório de inclusão, tendo o trabalho como princípio educativo; o direito ao trabalho como um valor estruturante da cidadania; a qualificação profissional como uma política de inclusão social a partir do trabalho decente para homens e mulheres com efetivo impacto para a vida e o trabalho das pessoas.
Enfª Micheline (Monitora PROJOVEM/Arco Saúde/Paulo Afonso-Ba)
Atividade de Educação em Saúde
Estudantes PJU/Paulo Afonso
Visita Técnica no Serviço de Saúde
Enfª Luanna (Monitora PROJOVEM/Arco Saúde/Itaberaba-Ba)
e Estudantes do PJU
Realização do Ciclo de Palestra
"MULHER, QUAL O SEU PAPEL?"
Vanusa Guerra Estudante do PROJOVEM
núcleo Itaberaba-Ba
Abertura do Ciclo de Palestras
Estudantes do PJU/Itaberaba-Ba..
.Atenção nos temas discutidos!!!
Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba
Estudantes do PJU/Itaberaba-Ba
conhecendo a Cooperativa e o
Processo de Trabalho
Estudantes do PJU/Jacobina-Ba
Atividade Educativa na APAE
Integração Estudantes do PJU e APAE
Estudantes do PJU/Arco Saúde/Jacobina-Ba
Processo de Trabalho no Serviço de Saúde.
Lua, vc é um belo exemplo de profissional e ser humano viu amiga?!
ResponderExcluirbjs
Olá Luana, Parabéns. Nossa Formação contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso modo de pensar. Através da troca de experiencias que fizemos, certamente continuaremos desempenhando um bom trabalho, na formação dos nossos jovens. Obrigado!!!
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